É muito comum ouvir a frase acima no consultório. Alguns pais acreditam que dente de leite não tem raiz porque alguns desses dentes caem espontaneamente, o que costuma ser mais comum nos dentes anteriores, o que também não é regra geral, pois ser humano não obedece à nenhuma fórmula exata!
Dente de leite foi extraído com a raiz completa, apesar de o permanente ter irrompido. |
Após tratamento de canal (na Raiz do dente de leite) é feita a reconstrução da Coroa |
Trauma no dente de leite parou o crescimento do dente permanente |
Também não é necessário ficar "amolecendo o dente de leite para o permanente não nascer torto"; o que faz o dente nascer torto é a falta de espaço no osso, o que vemos muito hoje pois as crianças não costumam mastigar bem os alimentos.
A mastigação é o exercício que fará com que os ossos da face cresçam mais harmoniosamente, e isso ajudará para que o germe do dente permanente se posicione melhor e consiga guiar-se pela raiz do dente de leite, fazendo com que este caia.
Quando o dente de leite não cair, e o permanente já aparecer nascendo por trás, costuma significar que aquele dente ainda tem raiz, o que contraindica a extração em casa; nesse caso a melhor forma de resolver, sem causar trauma na criança, é procurar um Odontopediatra.
Anna Louzada
Odontopediatra
CRO-AM 1192