sexta-feira, 21 de novembro de 2014

CONSCIÊNCIA TEM COR?!?


Eu sei que tenho Consciência, mas não sei sua cor!

Se tivesse que escolher uma cor para ela, creio que seria o verde ou o azul, minhas cores preferidas, mas não me importo, também, se ela não tiver uma cor definida, ou tiver todas, pois o conceito de Consciência que tenho é o “dar-se conta”, e a cor pode até dar um toque mais atrativo, porém, não significa muito se o ser humano não quiser “ver”!


Eu “dei-me conta” muito cedo! Recebi uma educação doméstica excelente, e conscientizei-me de que deveria passá-la para o meu filho, que muito pequeno também “se deu conta” disso!

Essa “educação doméstica” nos ensinou, desde muito cedo, a RESPEITAR a TODOS, sem distinção de ABSOLUTAMENTE NADA! Penso que aqui se encerra tudo o que eu possa dizer sobre CONSCIÊNCIA!

Agora, se muitos ainda não conseguem sequer entender o conceito de Educação e Respeito, como esperar que conseguissem “dar-se conta”?!?

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Falem mais de Manaus!

Não sou uma pessoa de me ofender facilmente: a última vez que isso aconteceu eu tinha uns doze anos, talvez, quando, em uma brincadeira de rua, uma menina me chamou de filha da ..... Aquela dupla ofensa foi terrível, pois além de “ofender” minha mãe, não podíamos falar palavrão em hipótese nenhuma! Apesar do desconforto inicial, momentos depois já estávamos todos brincando novamente, o que é bastante comum entre pessoas civilizadas.

Aos quinze anos, levada por minha mãe, fui ao Rio de Janeiro pela primeira vez. Como eu era uma estudiosa aluna do 1º ano da ETFAM, e fora uma boa aluna de História e Geografia no Estelita Tapajós, sabia das diferenças tão gritantes do nosso país continental, o que não evitou a tentativa dos meus primos cariocas de trollar (visionários!) esta que vos escreve!
Sim! Em Manaus neva em Setembro! =)
_ Prima, quando você for tomar banho no mar, não bebe a água, pois é muito salgada! – diziam, rindo da caboquinha.
Sim, com tão pouca idade eu já sabia me defender:
_ Salgada, é? Pois melhor é a água do Rio Negro, que é tão doce que nem precisamos adoçar o café!
E eles corriam para mamãe:
_ É verdade mesmo, titia?!?
E mamãe ria até não poder mais!

Descobriram que minha orelha não era furada, o que só fiz com mais de vinte e tantos anos. Perguntaram à índia:
_ Por que sua orelha não é furada?!?
_ Ué! Vocês não sabem?!? Lá no Amazonas não usamos brinco na orelha, mas no nariz!
Novamente corriam até mamãe para confirmar, que ria das tiradas da filha.



E sempre foi assim: recebia um limão e fazia uma limonada suíça! Portanto, desculpem aqueles que têm problemas com quem, por puro desconhecimento,  fala mal de Manaus, mas vociferar nos impede de ver as excelentes oportunidades de nos divertir com a falta de conhecimento alheia! =P

sexta-feira, 23 de maio de 2014

PORQUE NÃO COSTUMO ATENDER PACIENTE QUE SE ATRASA

Outro dia fui levar meu pai ao Médico, com consulta marcada às 16 hs; chegamos vinte minutos antes e meu pai só foi atendido depois das 19 hs, e não dava para ser preferencial porque TODOS os pacientes também eram idosos! =P Meu pai aguardou “pacientemente”, e eu procurei supri-lo de revistas, jornais e lanches para passar o tempo! Papai teve sua consulta a contento, com um Profissional de sua confiança!


Em Fevereiro, fui preceptora de uma turma do Curso de Capacitação para o atendimento Odontológico da Pessoa com Deficiência, cujas aulas eram na UEA. O início era às 8 hs, e como sei que o trânsito em Manaus é uma maravilha, saía de casa às 6:30 hs, chegava na UEA em dez-quinze minutos e tomava café na rua, pois penso que seria chato a preceptora chegar depois dos alunos.

Em outra ocasião, tinha uma consulta médica marcada às 10 hs, e nesse dia nem marquei paciente no consultório para não ter a menor chance de me atrasar. Cheguei ao consultório médico às 9:30 hs, levei livros e biscoitos. Fui atendida às 13 hs. Não reclamei. Li vários livros. Fui atendida por um excelente profissional que, como eu, tem uma agenda lotada, e muitas vezes tem que agendar mais pacientes devido à grande demanda.

Quando eu tenho um compromisso em um período do dia, não marco NENHUM outro compromisso,               A NÃO SER que eu tenha helicóptero ou saiba APARATAR com o Pó de Flu! Esta é a realidade de quem mora em cidades grandes no Brasil! Sinto muito!

Quando eu atendo um paciente que se atrasa, e deixo esperando o que chegou na hora, estou premiando o que se atrasa, e dando ao pontual o direito de não ter mais a consideração com esta que vos escreve, de chegar antes da hora.

Todos temos problemas, imprevistos E etc, mas todos também temos uma coisa chamada CELULAR!

                                              Desculpa, Sociedade! =)

segunda-feira, 17 de março de 2014

DE NOVO!

Um blog muuuito conhecido por sua seriedade fez uma reporcagem (como diz um amigo querido) primorosa sobre a Eleição do CRO-AM que deve acontecer em 21/03/2014. Então, como diria Jack, vamos por partes!

O título diz “Odontólogos denunciam VÍCIOS na eleição do CRO-Am”, e na legenda abaixo da primeira foto “CFO faz vista grossa aos SUPOSTOS VÍCIOS do CRO-Am”. Ora! São VÍCIOS ou são SUPOSTOS VÍCIOS?! Em tempos de internet, onde a grande maioria das pessoas sequer se importa com o mínimo de concordância na Língua Portuguesa, muitos devem não se importar, talvez, com a coerência em uma boa matéria jornalística. 

“Regimentos ultrapassados...”, como?! Por que seria ultrapassado?! Por não aceitar uma subscrição (ou assinatura, se preferir) ilegal/criminosa?! Por não aceitar um profissional sem o mínimo do tempo exigido?!

 “Apenas a chapa 1 da atual gestão foi homologada.”. Se hoje só uma chapa concorre no pleito, deve-se única e exclusivamente às próprias chapas inscritas que NÃO SOUBERAM entender o Regimento Eleitoral em questões básicas, o que nos leva a entender um despreparo inaceitável pelos Cirurgiões-Dentistas do Amazonas.

“Perguntas a atual gestão: quanto se gasta com diárias e passagem aérea e o que o CRO-Am, tem feito em pró da odontologia?”. Está discriminado no site do Conselho: http://croam.net.br/jornal/docs/CRO_AM_Informa_N26_gRAFICA.pdf . Vejam lá, por favor!

“Enviaram as correspondências ao interior do estado e os colegas estão DENUNCIANDO O CASO A POLICIA FEDERAL como pode colocar em uma cédula só a Chapa 1?” . “Correspondência postada em 1 de marco e o recurso junto ao CFO?  Só foi deliberado no dia 13 de marco.”.   Se a cédula só consta a Chapa1, DESDE O INÍCIO, é porque o Conselho sempre tem PRAZOS A CUMPRIR! E, caso a decisão do CFO fosse favorável ao recurso de uma das chapas, certamente esse fato seria reportado aos colegas do interior ou àqueles ausentes no pleito e novas instruções seriam divulgadas para que não houvesse prejuízo à TRANSPARÊNCIA e ao DIREITO assegurado aos Cirurgiões-Dentistas. Fato é que não se pode ficar ESPERANDO que as outras chapas APRENDAM o ofício! Também esperamos que, REALMENTE, haja uma DENÚNCIA À Polícia Federal, MAS CERTAMENTE não será contra o CRO-AM!

“Democracia - ética onde fica um conselho que não ético?”. Ao acusador, o ônus da prova! Poderiam dizer onde faltou Ética no CRO-AM?!

“A presidente da comissão eleitoral Dra. Waldeyde já foi integrante da chapa 1.” A cada eleição as chapas são nomeadas por NÚMEROS, e estes derivam da ordem cronológica de inscrição de cada chapa! Mais uma vez, o ônus da prova cabe ao acusador; um bom Advogado sabe disso, mas talvez nem todos!

“Dra. Luciana relatora do certame age de forma leviana já pertenceu a Chapa 1 e ainda tem fotos no face pedindo voto pra chapa 1 comissão e relatoria não foram imparciais?”. Geeente! Leiam o Regimento Eleitoral! Se não souberam NEM entendê-lo, como podem interpretar a atitude de uma CONSELHEIRA que não faz parte de chapa nenhuma?!

No mais, dado ao acusador o ônus da prova, esperamos que, a exemplo da eleição passada, algumas acusações infundadas sejam DEVIDAMENTE premiadas conforme o merecimento!

E uma sugestão aos que escrevem, seja em blog e/ou qualquer outro meio de comunicação: se não puderem melhorar os argumentos, pelo menos melhorem a Gramática!