quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tiradentes não tinha twitter!

Joaquim José da Silva Xavier foi um mineiro que preferiu puxar carroças a entregar as riquezas do Brasil Colônia para seu invasor, Portugal.


A alcunha de Tiradentes devia-se ao ofício de minimizar as dores de dentes dos seus conterrâneos, pois na época não existia nenhuma faculdade de Medicina no Brasil, imagine então de Odontologia!

Após a tentativa de impedir o pagamento dos impostos para Portugal, frustrada pela traição de Silvério dos Reis, Tiradentes foi o único a “pagar o quinto”. Enquanto seus pares, muitos por serem possuidores de bens e/ou filhos de boas famílias, foram exilados, o Alferes foi enforcado e esquartejado em praça pública, ficando seus restos mortais expostos para que servisse de exemplo.

O Amazonas não tem um herói do porte de Tiradentes, e qualquer tentativa de mera semelhança, nos remeteria, no máximo, a um Silvério dos Reis.

Se o Silvério de outrora usasse os nossos recursos atuais, poderíamos dizer que o embate estaria equilibrado, pois já não existe a possibilidade da execução em praça publica, apesar do youtube. Porém, os tempos eram outros, onde qualquer pessoa poderia chegar e perguntar “É aqui que trabalha o Tiradentes?”, e aí, como ele não tinha twitter, enforcar o alferes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário