domingo, 8 de maio de 2011

O presente da minha mãe


Acho que nunca dei um presente convencional para minha mãe. Não me lembro de ter dado uma roupa, ou um calçado, muito menos um eletrodoméstico.
Certa vez, minha mãe assistia ao Programa do Jô, e viu a entrevista do autor de “Olga”; no outro dia ela me disse que queria aquele livro. Coincidiu de ser às vésperas do segundo domingo de Maio, e aí foi fácil escolher o presente dela.
Também já dei muitos CD’s de presente à minha mãe, mas o presente que eu sempre gostei de dar, e sei que ela sempre gostou muito, são flores. Não um buquê de flores, mas sim flores para serem cultivadas. No jardim de minha mãe existem rosas, rosas-meninas, gérberas, angélicas, entre tantas; a última que eu dei, em Novembro passado, foi dália.
Minha mãe sempre quis ter dália em seu jardim, mas dizem que o clima de Manaus não ajuda muito; sempre que eu via alguém vendendo flores, perguntava pela dália, até que um dia eu encontrei na feira da Eduardo Ribeiro. Comprei o vaso com uma linda plantinha com um único botão, e levei para minha mãe; pena que ela ainda demorou alguns dias para florescer.
Antes que a dália mostrasse sua bela flor que minha mãe tanto queria ver, ela sofreu seu sétimo AVC isquêmico, e depois disso ela não teve mais a mesma alegria de apreciar e cultivar suas flores; e a dália está lá, junto com as outras flores, cada vez florescendo mais. Às vezes eu coloco o vaso mais perto dela, para que ela veja, mas parece que ela já não se apercebe de suas flores.
Hoje, Dia das Mães, dei novamente o presente que sei que minha mãe mais gosta, ou gostava, não importa; dei flores: Azaléias.
Minha mãe pode até não mais aproveitar como antes, mas ela continua sendo a minha mãe que ama/amava as flores!

2 comentários:

  1. Flor, acho que a mais ela cultivou e esta escrevendo este blog.
    Sua mae continua apreciando as flores com a mesma alegria =)

    bjs

    ResponderExcluir