segunda-feira, 13 de maio de 2013

Mas dente de leite não tem raiz!!!

É muito comum ouvir a frase acima no consultório. Alguns pais acreditam que dente de leite não tem raiz porque alguns desses dentes caem espontaneamente, o que costuma  ser  mais comum nos dentes anteriores, o que também não é regra geral, pois ser humano não obedece à nenhuma fórmula exata!

Dente de leite foi extraído com a raiz completa, apesar de o permanente ter irrompido.   

Após tratamento de canal (na Raiz do dente de leite) é feita a reconstrução da Coroa

 




Trauma no dente de leite parou o crescimento do dente permanente
Também não é necessário ficar "amolecendo o dente de leite para o permanente não nascer torto"; o que faz o dente nascer torto é a falta de espaço no osso, o que vemos muito hoje pois as crianças não costumam mastigar bem os alimentos.

A mastigação é o exercício que fará com que os ossos da face cresçam mais harmoniosamente, e isso ajudará para que o germe do dente permanente se posicione melhor e consiga guiar-se pela raiz do dente de leite, fazendo com que este caia.

Quando o dente de leite não cair, e o permanente já aparecer nascendo por trás, costuma significar que aquele dente ainda tem raiz, o que contraindica a extração em casa; nesse caso a melhor forma de resolver, sem causar trauma na criança, é procurar um Odontopediatra.


Anna Louzada
Odontopediatra
CRO-AM 1192

10 comentários:

  1. Me ajudou muito. Exatamente o que aconteceu com minha filha.

    ResponderExcluir
  2. Minha filha está tendo que extrair os dentes de leite no dentista,nenhum foi em casa

    ResponderExcluir
  3. Meu filho perdeu o dente de leite com a raiz qndo tinha 3 anos devido a uma queda.Ele agora tem 7 anos e até agora nem deu sinal de um outro dente permanente.
    Gostaria de saber mas ou menos com qntos anos esse dente deve nascer?

    ResponderExcluir
  4. Os dentes de leite da minha filha é muito difícil de arrancar e tem uma raiz muito grande.

    ResponderExcluir
  5. O pedacinho da raiz q fica prejudica o q tá pra nascer?

    ResponderExcluir
  6. O dente de leite da minha filha foi arrancado no dentista e com a raiz isso pode dificultar o crescimento do permanente??

    ResponderExcluir
  7. Eu arranquei um dente da minha filha mas acho que ficou um pedacinho ela é autista e queria que arrancasse de qualquer jeito então puxei saiu mas tem um pedacinho aparecendo será que quando nascer o permanente ele sai sozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu comingo ontem estou prepreoculpada pculpda nao sei o que faço agora

      Excluir
  8. Ranquei um dente da minha filha mas parece ter quebrado o dente ele estava bem mole mas no dente rancado so saiu uma ponta na raiz o que fazer?

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber minha filha de 11 anos esta com un dente todo solto somente de un lado esta colado e não consigo arrancar parece ter algo segurando

    ResponderExcluir