terça-feira, 5 de julho de 2016

A partir de que idade a criança deve usar creme dental com flúor?

É muito comum pais dizerem que o Pediatra, ou até alguns Dentistas, orientaram para que não usassem creme dental com flúor. Pergunto o motivo dessa orientação, e poucos sabem informar. Quando falo da Fluorose, alguns dizem que é por isso.

Pergunto se o profissional de saúde informou como ocorre a Fluorose, a resposta é sempre não. 

Fonte: Revista APCD (2012)



Quando comemos, depois de certo tempo, as bactérias se alimentam do resíduo de alimento que fica em nossa boca, produzindo um ácido que ataca o esmalte do dente, desmineralizando-o (fazendo com que perca minerais) e enfraquecendo-o.  O Flúor é o único que promove a remineralização do esmalte do dente, ou seja, devolve os minerais ao esmalte do dente, protegendo-o e evitando a cárie.



A Fluorose ocorre quando a criança engole creme dental todo dia, por sua escova receber muito creme dental; entretanto, alguns níveis de fluorose nos dentes só são percebidos pelo próprio Dentista. 
A escova não precisa fica cheia de creme dental. 
Por ser o creme dental um produto que contém substâncias químicas, não deveria a criança servir-se dele, como não é ela que dosa o xarope para tomar. Assim como o medicamento deve ser dosado para que não faça mal à criança, o creme dental também deve ser servido pelos pais.

Você permite que sua criança tome remédio sozinha?

O Ministério da Saúde, em seu Guia sobre o uso do Flúor, diz “Dentifrícios com baixa concentração de fluoretos ou não fluoretados não são recomendados”, de acordo com o que o Prof. Dr. Jaime Cury vem estudando e comprovando há décadas. Para que os dentes de leite fiquem protegidos, a criança deve escovar seus dentes com um creme dental que contenha o mínimo de 1000 ppm de Flúor em sua composição, na quantidade de um grão de arroz cru; assim os dentes estarão protegidos e sem risco de fluorose.
Sempre lembrando que, após a criança escovar seus dentes, um adulto deve reforçar essa escovação, pois ela ainda não tem a coordenação motora necessária para fazer os movimentos certos, o que só ocorre depois dos nove-dez anos.
Quantidade de creme dental para a criança que ainda não sabe cuspir. 

 O Brasil é um país com alta incidência de cárie. Assim como levamos nossa criança ao Pediatra, é importante levá-la, desde tenra idade, ao Odontopediatra.

Anna Borges Louzada
Odontopediatra
CRO-AM 1192



Referências:

Guia de Recomendações para o uso de Fluoretos no Brasil – Ministério da Saúde (2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário