sexta-feira, 24 de julho de 2009

ESCOVAR!

O saudável hábito de escovar os dentes após as refeições é imprescindível para a manutenção de uma boa saúde bucal.

Após o consumo de qualquer tipo de açúcar, o pH da boca cai em, no máximo dez minutos, só se normalizando em 45 a 60 minutos, ou seja, bem mais devagar. A cada novo consumo de açúcar, o processo se repete, e o pH fica ácido, abaixo do nível crítico (quando ocorre a desmineralização – enfraquecimento do esmalte pela perda dos seus minerais), por 15 a 20 minutos.

A queda do pH, que fica ácido, favorece o aparecimento da placa bacteriana, que se alimentará do açúcar que ficou na boca.

Quando falamos em açúcar, muitos podem pensar que são apenas os doces e refrigerantes que contém açúcar, mas na verdade a grande maioria dos alimentos contem algum tipo de açúcar que, em contato com a saliva na boca, se transformam no alimento favorito da bactéria causadora da cárie.

Após uma refeição, se não é feita a escovação, o meio ácido da boca torna-se o ambiente ideal para o “trabalho” das bactérias causadoras da cárie.
Quando é feita a escovação, com creme dental com flúor, esse flúor contido no creme dental aumenta o pH do meio bucal, impedindo as bactérias de produzirem mais ácidos, e devolvendo os minerais (remineralização) que o esmalte do dente perdeu com a desmineralização.

Para que haja um equilíbrio entre a desmineralização e a remineralização, o Flúor se faz necessário. Se não há o flúor para devolver os minerais, a cárie aparece, pois só ocorrerá a desmineralização, e um maior aumento do número de bactérias devido ao ambiente favorável a elas.


É importante que a escovação, após as refeições, seja estimulada como uma forma eficaz de prevenir a cárie e as doenças periodontais, tanto em crianças quanto em adultos, e a melhor forma de desenvolver e adquirir esse hábito é o adulto fazer junto com a criança, desde a mais tenra idade do bebê, que adora imitar seus pais, então nada melhor do que dar o bom exemplo.

Anna Borges Louzada
Odontopediatra
CRO-AM 1192

Nenhum comentário:

Postar um comentário